quarta-feira, 1 de abril de 2015

SINSERPSINO lança breve histórico de fundação


HISTÓRICO

O movimento de criação do Sindicato dos Servidores e Servidoras do Serviço Público Municipal de Sítio Novo-MA foi iniciado em 07 de junho do ano de 2005 com a participação de Professor Abel Pereira Marinho Neto, do Auxiliar Administrativo, Hilton Lima Barros, do Auditor Fiscal de  Tributos Luiz Henrique Ribeiro da Silva.

Na formação da logomarca, o  primeiro nome dado foi SINSPUM  que significava sindicato dos servidores públicos municipais do município de Sítio Novo Estado do Maranhão.

Orientado por Professor Abel e o Hilton Lima Barros, a logomarca foi chamada  de SINSERPSINO, numa referência a existência da COOPASINO, Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Sítio Novo-MA, existente na época.

Em 15 de maio de 2009, quando a administração municipal da época retirou as gratificações dos servidores e aguerriu a extinção do ISSN- Instituto de Seguridade dos Servidores Públicos de Sítio Novo, sem muita clareza sobre o tema, gerou-se uma onda de insatisfação com os servidores, permitindo o surgimento de força para criação do sindicato.

Na época, o enfermeiro Fernando Nunes de Miranda teve contribuição fundamental na formação do Sindicato. Ele tornou-se Presidente da Comissão Pró-Fundação do sindicato, que criou os regulamentos de eleição do SINSERPSINO.

No dia 19 de julho de 2009, ocorreu a eleição, onde duas chapas participaram do processo. A Chapa 1, representada por Professor Abel e a Chapa 2, representada por Professor Ribamar. A Chapa 1 obteve 107 votos e a Chapa 2  teve maioria com 149 votos.

Após as eleições, o sindicato começou a se organizar, criando movimentos e garantindo direitos dos servidores, como a criação dos Acordos Coletivo de Trabalho.

Desde a fundação do sindicato, vários direitos foram assegurados, como a criação do incentivo de sala dos professores, Vale Alimentação, concessão de Licença Prêmio, Quinquênio e correção anual de perdas inflacionárias.


FONTE: ASCOM/SINSERPSINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário