domingo, 8 de fevereiro de 2015

Censo Escolar de 2014 teve aumento em relação a 2013, o que melhorou receitas do FUNDEB em Sítio Novo



O Censo Escolar de Sítio Novo no ano de 2014 teve aumento de 3,78% comparado com o ano de 2013. O salto foi de 4.936 alunos na rede municipal para 5.123 alunos, o que melhorou as receitadas do FUNDEB no ano de 2014.

De acordo com os dados, a maior matrícula se deve aos alunos do EJA que saiu das 377 matrículas em 2013 para 803  matrículas em 2014. 

Já as maiores quedas se deve as matrículas das creches, ensino fundamental (5º a 8ª) e ensino médio.

A grande expectativa está em torno das matrículas do ano de 2015, que se não houver aumento poderá sofrer reduções do FUNDEB como ocorreu em 2012.

O Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel, disse que irá cobrar urgência na implantação das creches em Sítio Novo, pois há muitas crianças fora da escola por incompetência das gestão em não concluir as creches em andamentos. " o governo federal repassou mais de 1 milhão de reais em dinheiro para construção de creches em Sítio Novo e não há conclusão da obra, vamos cobrar do Ministério Público" afirmou

Ele disse que se não for tomada providências, os planos de cargos, carreira e salários dos profissionais do magistério serão abalados.


ENTENDA COMO FUNCIONA O CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

FONTE: ASCOM/SINSERPSINO

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