terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Comissão de Negociação Salarial 2015 se reúne e define diretrizes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

Abel, Jean Carlos, Maurílio, Nedvan e Edimar Chaves
Na tarde desta segunda-feira (12), o Sindicato dos Servidores e Servidoras do Serviço Pública Municipal de Sítio Novo-MA (SINSERPSINO), reuniu a Comissão de Negociação Salarial para construir o novo Acordo Coletivo de Trabalho 2015. 

Dentre os representante da Comissão, estavam presentes Professor Abel, Professor Jean Carlos, Digitador Maurílio Andrade, Auxiliar Administrativo Nedvan e Professor Edimar Chaves.

Os principais pontos discutidos entre os mesmo foi a criação de um instrumento que valorize o servidor e destacaram a criação de um plano de cargos, carreira e salários dos servidores.

Para eles, enquanto não vem este plano, é necessário criar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que inclua direitos e garanta aos servidores uma valorização mais correta.

Uma das medidas adotada pela comissão é transformar os salários dos servidores no mínimo a média salarial nacional das categorias. Umas das sugestões é criar uma tabela dos salários das categorias, estabelecendo o mínimo, a média nacional e o máximo, para comparar o praticado no município e adequar as diferenças.

Para o Presidente do SINSERPSINO, Professor Abel, seria interessante criar uma escala de valorização salarial das categorias, estabelecendo o mínimo para quem tem Ensino Fundamental, médio para quem tem Ensino Médio e Máximo para quem tem Curso Superior à exemplo do que já acontece com os professores.

Outro ponto discutido foi o valor do Vale Alimentação que segundo a Comissão de Negociação Salarial deve ser cobrado um valor de R$ 250,00. A justificativa são os aumentos constates dos preços, a exemplo o da carne que subiu 50% e da água que também teve aumento de 24%.

Também foi discutido a necessidade de realizar concurso público para preencher as vagas disponível no município, já que há um grande número de contratados.

Em relação aos professores, foram estabelecidos uma valorização entre o Mag 1 (magistério) para o Mag 2 (curso superior). A diferença entre um nível e outro terá de ser de 40%, diferente do praticado hoje que não ultrapassa 25%. Outra medida é valorizar as classes de cada nível que varia de 5% a 50% conforme o grau de cursos de formação que cada professor adquiriu.

Finalizando a reunião, ficou definido que dia 19 de janeiro o SINSERPSINO fará uma Assembléia Geral Extraordinária para apresentar as proposta, da qual deve ser aprovada para enviar no dia 20 de janeiro 2015 a Prefeitura de Sítio Novo.

FONTE: ASCOM/SINSERPSINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário